O Design tem nas mãos o poder de transformar o mundo para melhor, mas, isto apenas será possível e viável se tivermos em conta, enquanto pessoas e designers, a diversidade e a inclusão.
Defendemos que, o Design tem de ir além da estética, abrangendo todo o tipo
de origens e identidades, só assim nos será possível ter um futuro acessível e justo para todos.
-
Design centrado nas pessoas.
Defendemos que o Design tenha como prioridade as pessoas e as suas necessidades, através de soluções que satisfaçam as necessidades da diversidade humana.
-
Soluções sustentáveis e inclusivas.
Propomos que o Design tenha em conta o seu impacto ambiental e social, incumbindo-se assim que seja diversificado e acessível para toda a população.
-
Ser empático.
Defendemos que, apenas será possível ao Design ser realmente inclusivo e inovador, se o mesmo adotar a empatia como uma ferramenta essencial nas suas soluções. Criando uma ligação com a realidade e a essência dos utilizadores
-
Transparência e lealdade nas práticas.
Reivindicamos que os designers sejam transparentes e leais para com os clientes, envolvendo sempre os mesmos à cerca das suas intenções, bem como, de que forma atingem diversos grupos sociais.
-
Diversos processos, diversas equipas.
Comprometemo-nos que exista uma inclusão de diversos pontos de vista no processo de Design, assegurando que as equipas de Design sejam constituídas por diversas origens, culturas e géneros.
Com a certeza de que o Design inclusivo e diverso não é só uma questão ética, mas imperativo para construir um futuro mais justo e acessível. Queremos práticas transparentes e leais, com equipas diversas e processos que abracem múltiplas perspetivas. Assim, o Design torna-se uma ferramenta poderosa para criar um mundo mais igual e acolhedor para todos.