HARMONIA DO DESIGNER COM A NATUREZA
Natureza e a riqueza na forma e na cor

A natureza tem nela riqueza nas formas, cores e no sistema todo, que oferece no seu todo um leque infinito de inspirações que podem ser usadas para o design. Assim a sua beleza natural rodeia-nos, e influencia aspetos no dia a dia. No entanto, a nossa relação com ela está manchada, porque somos os culpados pela perda da biodiversidade, mudanças climáticas e a exploração excessiva dos recursos naturais, estando assim a destruí-la. Este manifesto procura chamar a atenção da importância da harmonia do designer com a natureza, retratando a ligação criativa da natureza com o designer, reconhecemos a profunda conexão entre a natureza e nosso trabalho.

  • Inspiração estética

    A beleza da natureza, as suas cores, os padrões, as texturas e as formas, podem servir como uma fonte quase infinita de inspiração para os designers. Ao observar paisagens naturais, animais, plantas e fenômenos naturais, pode suscitar ideias para a criação ou inovação de designs visualmente atraentes e harmoniosos.

  • Cores e paletas

    Sendo a natureza tão vasta, esta oferece uma ampla gama de cores e combinações de cores que podem ser utilizadas quando na criação de projetos, ajudando na seleção das cores. Ao observar os matizes das folhas, as cores das flores e a interação de luz e sombra na natureza, ajuda os designers a criar esquemas de cores atraentes e equilibrados.

  • Formas e padrões

    A natureza é rica em formas e padrões, desde os mais simples, aos mais complexos, a geometria das folhas, a simetria das flores, as texturas das rochas e a organização das células em organismos vivos são exemplos de elementos que podem inspirar os designers quando na criação de padrões e formas nos projetos.

  • Experiência sensorial

    Despender do nosso tempo com a natureza proporciona uma experiência sensorial única, através de cheiros, sons e sensações táteis que podem influenciar a maneira como os designers abordam a criação, tanto de espaços como produtos, que podem suscitar uma resposta sensorial positiva.

  • Bem-estar e produtividade

    O uso recreativo da natureza, como realizar passeios, acampar, nadar ou simplesmente relaxar, pode contribuir para o bem-estar físico e mental, e sobretudo e mais importante, na redução do estresse. Os Designers podem aplicar esses conceitos de design, procurando centralizar a arte para a transmissão desses mesmos sentimentos de bem-estar.

Este é o meu manifesto, e como designer, comprometo-me em apoiar a ligação do design e da natureza, que dessa forma os dois coexistam e que se equilibrem. Quero mudar a forma como vemos e interagimos com esses dois mundos visto que esse processo, pode enriquecer a criatividade, promovendo a harmonia em todos os ramos e aspetos do design, mas também promovendo o passar do tempo na natureza e o estudo do mesmo.

Caldas da Rainha, 28 Novembro 2023
  • Autores

  • Afonso Sousa