Num momento tão frágil, como o que estamos a vivenciar, é necessário e imperativo usar a nossa voz para abordar e conscientizar minorias e as suas batalhas, não apenas etnia, crenças, orientação sexual, identidade de género, debilitações, idade ou status social, mas sim os seus direitos, enquanto seres humanos, enquanto pessoas. Enaltecer as suas vozes, vivências e experiências, dar um passo em frente na aceitação da diversidade e na integração de todos numa comunidade humana e empática.
O design gráfico é uma disciplina multidimensional na intersecção da arte e comunicação, deste modo, exerce uma influência extraordinária no nosso mundo. Ainda numa Era de luta constante por diversidade, equidade e inclusão, o papel do design gráfico torna-se uma ferramenta vital para moldar perceções, desafiar preconceitos e promover um sentimento de unidade.
-
Diversidade é Importante
Reconhecemos o imenso valor de diversas perspetivas, experiências e vozes no design gráfico. A diversidade alimenta a criatividade e a inovação.
-
Estereótipos Não Têm Lugar
Comprometemo-nos a desafiar e eliminar estereótipos nos nossos projetos. Não perpetuando clichês ou preconceitos prejudiciais no nosso trabalho.
-
Design Acessível
Dedicamo-nos a criar projetos acessíveis a todos, independentemente das capacidades físicas ou cognitivas. Daremos prioridade aos princípios de projetos mais inclusivos.
-
Defender Minorias
Procuraremos ativamente oportunidades para amplificar as vozes e histórias de grupos sub-representados através dos nossos projetos.
-
Questões de Representação
Garantiremos que os nossos projetos de design representem a diversidade da nossa sociedade global. A representação é importante e iremos persegui-la ativamente.
Este manifesto é uma chamada à ação, uma convocação para todos os designers gráficos, aspirantes a artistas, apreciadores da estética que compartilham a visão de um mundo mais justo e igualitário. Nele, celebramos a capacidade única do design gráfico de transcender barreiras e dar voz à diversidade, rejeitando qualquer forma de discriminação.
Unidos na transformação, venceremos o preconceito, valorizaremos a diversidade e promovemos uma sociedade onde a igualdade seja mais do que um ideal, seja uma realidade.