O design não é meramente estético, o design serve propósitos da humanidade e trabalha com a transformação social, cultural e ambiental. Num mundo em constante mutação, o designer adapta-se e assume uma nova postura, na qual é fulcral o comprometimento com a ética.
-
Criar Conscientemente.
O Mundo que nos rodeia está progressivamente mais degradado, poluído, vulnerável e desequilibrado ecologicamente e a urgência é clara: mais do que nunca, o design tem de se preocupar com a sustentabilidade. É imprescindível que cada produto seja criado com propósito de proteger a natureza e pensado para ser reutilizável, reciclável e duradouro.
-
Pensar Universalmente.
Vivemos num mundo em que todas as pessoas, com as suas diferenças culturais, habilidades, contextos e vivências, merecem acesso equitativo às soluções que o design encontra para diversos problemas. Somos todos diferentes, mas todos iguais! Um designer tem de ter presente o respeito e o reconhecimento por todos, sem exceção! Um design que exclui, nunca será um bom design!
-
Defender Legitimamente.
A desvalorização do trabalho criativo e da autenticidade no design é um problema atual e grave. O desrespeito pelos direitos de autor prejudica o reconhecimento do trabalho de um designer! Ao lutar por esses direitos, não protegemos apenas o trabalho de hoje, mas asseguramos a integridade e o futuro do design!
-
Transformar Positivamente.
O ritmo acelerado das rotinas é desgastante, chegando a ser, por vezes, desumano. As questões emocionais acabam por ser secundárias, ou até inexistentes. O designer pode acolher e criar algo que alivia este problema, suavizando os impactos deste quotidiano exaustivo e oferecendo uma experiência que gere conforto! Lutamos por um design que cria o bem-estar!
-
Conscientizar Ativamente.
Há uma crescente necessidade de criar consciência sobre questões que nos rodeiam, sejam elas, climáticas, de consumo responsável, igualdade entre pessoas, independentemente do género, raça, cultura, etc. O design pode ser visto como uma ferramenta de educação e transformação social. Precisamos incentivar a reflexão e moldar comportamentos!
O design não é apenas uma profissão, é uma responsabilidade social. Não é apenas uma criação com propósito estético, mas com a função de fazer o bem e servir o Mundo, tendo em conta, o que nos poderá unir como sociedade! Precisamos abrir os olhos e ver aquilo que precisa ser transformado. Os designers têm o poder de fazer a diferença!