Nós, cidadãos, preocupados com o futuro de Portugal, acreditamos que o design pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios do nosso país. Reconhecemos as áreas críticas de saúde, educação, segurança, transporte e governo e propomos soluções inovadoras e abrangentes para tornar Portugal mais justo, eficiente e sustentável.
-
Saúde
O nosso sistema de saúde deve ser acessível a todos, independentemente da sua localização e situação econômica. Propomos o uso do design para mapear a jornada do paciente, identificar pontos de rutura e integrar sistemas para melhor coordenação entre serviços de saúde. Plataformas para consultas de saúde devem ser desenvolvidas para facilitar a sua marcação, reduzindo a carga administrativa. O envolvimento ativo de profissionais e pacientes é fundamental para garantir a eficácia no atendimento.
-
Educação
O sistema educacional deve ser transformado para preparar os alunos para um futuro independente e para promover o pensamento crítico. O design pode ajudar a melhorar o acesso igual à educação, a colocação do docente e a qualidade do ensino. Reduções na burocracia, turmas menores e apoio aos professores são cruciais. Queremos um sistema que valorize a compreensão, em vez de decoração, e que promova debates sobre questões atuais.
-
Segurança
A segurança é fundamental para o bem-estar de todos os cidadãos. O design pode ser aplicado para abordar problemas como criminalidade, violência doméstica, tráfico de drogas e cibersegurança. Caminhos incluem reforçar a presença policial, promover a prevenção, melhorar as leis de proteção às vítimas, investir em tecnologia de modo a enfrentar ameaças cibernéticas.
-
Transportes
Para combater o congestionamento e reduzir as emissões de CO2, temos de melhorar os transportes públicos e a qualidade das estradas, promover a sustentabilidade ambiental e garantir a conectividade regional, o design é a solução. Investimentos em transportes públicos, ciclovias e estradas de qualidade são essenciais. A segurança rodoviária e o planeamento urbano eficiente devem ser prioridades.
-
Governo
A corrupção, a falta de transparência e a desigualdade social são problemas graves. O design pode ajudar a promover a integridade, a prestação de contas e a eficiência do governo. Isso inclui medidas para combater a corrupção, melhorar a transparência e a qualidade da justiça, reformar o sistema de pensões, das habitações e abordar questões ambientais. Burocracia e ineficiência devem ser reduzidas.
A nossa visão para Portugal é que todos os cidadãos tenham acesso igual a serviços de qualidade, onde a corrupção seja coisa do passado, onde possamos viver em segurança e harmonia com o meio ambiente. Acreditamos que, com o poder do design e o compromisso de todos os setores da sociedade, podemos transformar Portugal num país mais inclusivo, eficiente e sustentável. É hora de agir e trabalhar juntos para um futuro melhor.