Elistismo no Design

No mundo do design, a influência do elitismo tem sido bastante influente sendo que deveria ser desligado a este assunto. Este manifesto surge como um chamado à ação, um apelo à mudança deste assunto predominante, que por muitas vezes ignora as perspetivas e talentos que podem surgir sem o impedimento do elitismo.

  • Egocentrismo

    O egocentrismo no design é uma das barreiras que nos faz não chegar à inclusão e novas inovações dentro desse tema. Quando os designers se focam nas suas próprias capacidades e estilos, não dão a importância certa às necessidades dos utilizadores/clientes/colegas. E isso resulta em soluções menos eficazes. Ou seja, para criar um bom ambiente de trabalho é crucial deixar de parte o egocentrismo. Isto significa estar disponível para novas perspetivas, colaborar de uma forma mais ativa e estar disposto a adaptar e ajustar o trabalho em relação ao feedback dado.

  • Classificação das capacidades

    A classificação das capacidades de um designer não pode ser determinada por o elitismo, mas sim pelas habilidades de o designer compreender e corresponder às necessidades dos utilizadores/clientes/colegas de trabalho. Um excelente designer não se devia basear em uma estética exclusiva, mas sim na capacidade de criar soluções que sejam acessíveis e funcionais.

  • Divisão de designer por estilo de trabalho

    A implementação de categorias com base em estilos de trabalho no design é uma forma suave de o elitismo limitar a diversidade de criação e inovação. Ao classificar designers apenas pelos métodos dos mesmos, corremos o risco de restringir perspetivas que são uma mais valia para a aprendizagem de novas abordagens e técnicas. Isto resulta em uma área do design menos dinâmica, onde a criatividade prevalece sobre a evolução e a vontade de conhecer e experimentar novas técnicas.

  • Competitividade

    Dispor um senso de competição em relação a outros designers é saudável desde que não seja permitida que essa competição se torne malevolência. Deixar a tua inveja ou ao desejo desmedido de vencer conseguir controlar as tuas ações irá te prejudicar em vez de te fazer crescer como um designer. Devemos competir de maneira construtiva, de forma a evitar qualquer prejuízo a terceiros.

  • Criticismo

    Criticar um design é sempre difícil devido aos teus gostos, por mais justo que possas tentar ser, os teus gostos vão sempre atrapalhar quando estás a avaliar se o design é “bom” ou “mau”. Em vez de aprenderes novas técnicas, fechas-te à possibilidade de evoluir as tuas técnicas, maneiras de criar novos designs e incluir técnicas de outros designers, pois ao determinares que aquele design é mau não iras olhar de maneira a perceber como é que foi feito, mas sim com desprezo retirando até a possibilidade de queres aprender esta nova técnica ou estilo.

No nosso manifesto contra o elitismo no design, rejeitamos quaisquer categorizações que dividam os designers por estilo de trabalho. Reconhecemos que em um bom designer ultrapassa as barreiras dos estereótipos e rótulos usados. Valorizamos a diversidade de cada um e promovemos um ambiente inclusivo, onde os designers são valorizados pela adaptabilidade, versatilidade e a habilidade de atender às necessidades dos utilizadores/clientes entre outros. Ao irmos contra o egocentrismo, tentamos criar um ambiente mais dinâmico e acessível a todos. Juntos podemos criar soluções que nos ajudem, enriqueçam e melhorem a experiência através do design.

Caldas da Rainha, 21 Novembro 2023
  • Autores

  • Mariana Marques
  • Miguel Vieira