Design das Bananas
Anti Menosprezo do Design em Portugal

Os designers, são postos de lado quer profissionalmente, quer socialmente (por vezes). As ideias não são valorizadas, são desprezadas, quer sejam apresentadas num tom mais criativo e informal, ou num tom mais sério e formal.

Desta forma, levando os designers a sentirem-se menosprezados nas suas etapas de trabalho. Etapas quais, que são necessárias a um projeto bem concluído, porém nem ocorre sempre bem para o lado do profissional. Há sempre interações desagradáveis, inquietantes e inoportunas, como designadas abaixo:

  • Vais-me dar um desgosto filha.

    O designer é um elemento fundamental para a criação da comunicação, pois o que cria está presente visualmente em todos os lugares, ele torna as ideias dos seus clientes e das empresas em realidade e deveria ser reconhecido por isso.

  • Sabes usar canva ?

    As ferramentas democráticas, onde todos a conseguem utilizar, acaba por prejudicar o designer e as empresas. Como profissionais eles, conseguem criar elementos únicos e originais utilizando as skills que aprenderam e que têm como experiência assim evitando o plágio e uma estética mundana.

  • O meu primo usa o paint.

    Os designers estudam bastante para atingir um nível estético e técnico. Têm a experiência profissional, para tomarem decisões no trabalho.  

  • Pago-te um café.

    Como todos os serviços e empregos precisam de saber o que estão a fazer, o trabalho serve para pagar a renda e outras despesas. Desta forma devia alinhar-se o salário ao trabalho entregue, e ter atenção que todo o serviço que não seja voluntário tem o seu devido preço.

  • Pode ser amanhã.

    Após apresentar um briefing ou uma proposta de trabalho ao designer, o cliente, apressa-se para ter as coisas todas feitas, porém enquanto trabalhadores, é necessário tempo para conseguir pesquisar, desenvolver, e projetar ideias de forma de o cliente perceber a ideia. Não sendo feito à pressa, porque a probabilidade de haver imperfeições, ou o próprio cliente ficar insatisfeito são muito altas.

A comunidade de design tem de ser transparente, enquanto profissionais, deveriam defender a sua profissão, fazer-se ouvir. Quanto mais expressarem os seus problemas, mais atenção terão da população. Apelamos também às empresas e clientes para que tenham em consideração que são profissionais, e que as suas propostas têm fundamentos. Tenham empatia e respeito por eles e pela sua profissão.

Caldas da Rainha , 12 Novembro 2024
  • Autores

  • Margarida Rio
  • Diana Silva