Os designers, são postos de lado quer profissionalmente, quer socialmente (por vezes). As ideias não são valorizadas, são desprezadas, quer sejam apresentadas num tom mais criativo e informal, ou num tom mais sério e formal.
Desta forma, levando os designers a sentirem-se menosprezados nas suas etapas de trabalho. Etapas quais, que são necessárias a um projeto bem concluído, porém nem ocorre sempre bem para o lado do profissional. Há sempre interações desagradáveis, inquietantes e inoportunas, como designadas abaixo:
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Vais-me dar um desgosto filha.
O designer é um elemento fundamental para a criação da comunicação, pois o que cria está presente visualmente em todos os lugares, ele torna as ideias dos seus clientes e das empresas em realidade e deveria ser reconhecido por isso.
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Sabes usar canva ?
As ferramentas democráticas, onde todos a conseguem utilizar, acaba por prejudicar o designer e as empresas. Como profissionais eles, conseguem criar elementos únicos e originais utilizando as skills que aprenderam e que têm como experiência assim evitando o plágio e uma estética mundana.
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O meu primo usa o paint.
Os designers estudam bastante para atingir um nível estético e técnico. Têm a experiência profissional, para tomarem decisões no trabalho.
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Pago-te um café.
Como todos os serviços e empregos precisam de saber o que estão a fazer, o trabalho serve para pagar a renda e outras despesas. Desta forma devia alinhar-se o salário ao trabalho entregue, e ter atenção que todo o serviço que não seja voluntário tem o seu devido preço.
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Pode ser amanhã.
Após apresentar um briefing ou uma proposta de trabalho ao designer, o cliente, apressa-se para ter as coisas todas feitas, porém enquanto trabalhadores, é necessário tempo para conseguir pesquisar, desenvolver, e projetar ideias de forma de o cliente perceber a ideia. Não sendo feito à pressa, porque a probabilidade de haver imperfeições, ou o próprio cliente ficar insatisfeito são muito altas.
A comunidade de design tem de ser transparente, enquanto profissionais, deveriam defender a sua profissão, fazer-se ouvir. Quanto mais expressarem os seus problemas, mais atenção terão da população. Apelamos também às empresas e clientes para que tenham em consideração que são profissionais, e que as suas propostas têm fundamentos. Tenham empatia e respeito por eles e pela sua profissão.