Nos dias de hoje tudo à nossa volta é um produto de design desde a chávena onde bebemos o café até à mais ínfima interação tecnológica. Tudo neste mundo foi conceptualizado por um designer, o que nós não nos apercebemos é que todo esse design molda a forma como nós agimos e consequentemente como forma um indivíduo forma também a sociedade e a direção para onde ela evolui, por exemplo ao fazer uma identidade gráfica de um produto de fast food chamativa consequentemente vamos estar a incentivar o consumo desse produto logo estamos ligados a obesidade causada por esse consumo.
Neste manifesto proponho 5 pontos que designers deveriam seguir e assim moldar a sociedade numa maneira a que cresça positivamente.
-
Consciencialização da Importância do Design
O trabalho realizado por cada um de nós é realizado com o intuito de interagir com o consumidor de certa forma, influenciando e moldando assim cada pessoa conscientemente ou não. Ao sermos conscientes dessa interação enquanto trabalhamos podemos assim guiar a sociedade para um futuro de vida melhor para todos nós.
-
Questionamento de Grandes Empresas
Sensivelmente podemos dizer que quanto maior a empresa maior o público que ela ou o seu produto atinge. Embora muitas empresas tenham guias e normas de ética e consequentemente boas intenções para com a sociedade algumas fogem à regra e como designers temos o papel de questionar sempre a moralidade das empresas para que trabalhamos, se esse for o caso e assim perceber o nosso papel como designer na sociedade.
-
Ação = Mudança
Sem ação não existe mudança, inércia ou progresso são as únicas opções. Se não agirmos para a alteração do que achamos não ético na sociedade consequentemente ela não irá mudar. Incentivar os designers que para mudar algo, algo tem que mudar começando por eles mesmo. Um trabalho que seja que impacte a sociedade de modo positivo já é um bom começo pois pode não ter mudado por completo a sociedade mas pode ter inspirado outro designer para fazer igual e assim criar um efeito dominó que só iria favorecer a sociedade.
-
Partilha de Informação
Informação é um dos recursos mais importantes do século XXI e como designers podemos utilizar isso para nosso proveito. Ao trocarmos informação entre colegas sobre escolhas ou ações concretas que tiveram um papel benéfico para o utilizador/sociedade vamos estar cada vez mais perto dessa mudança visto que já temos exemplos de algo que funcionou facilitando assim as escolhas e todo o pensamento por detrás do processo de design de cada um.
-
Instrução no Design
Ser ignorante não ajuda. Se não percebermos o problema não o conseguimos resolver. Aprender e perceber o que existe de errado no design para com a sociedade é crucial para a mudança pois só assim conseguimos mudar algo. Questionar os métodos usados e o porque deles serem usados. Colocar um anuncio de um restaurante de fastfood nas imediações de um ginásio não é algo ético e saudável para a sociedade mas poucos questionarão essa decisão. Mudar a maneira de pensar para algo mais crítico e analista desde a formação de designers.
Para concluir, cada ação feita por um designer vai afetar a sociedade e guiando-a assim para onde ela se dirige. Só depende de cada um, a partir do seu trabalho, para onde a vai conduzir. Ter o bem maior em mente é algo que deveria ser mais presente entre designers e não só agradar a empresas com morais corrompidas e éticas questionáveis.